“Ouvir alunos, professores e pais fortalece o trabalho político do Grupo Parlamentar do PS para melhorar a vida dos Açorianos” afirmou Sónia Nicolau. A deputada do PS Açores falava após a visita, desta terça-feira, à Escola Secundária das Laranjeiras. A iniciativa enquadrada no Roteiro "Ir ao Encontro das Escolas", que está a ser promovido pelos deputados socialistas desde o início da legislatura, incluiu reuniões com diversos elementos da comunidade educativa.
"Reunimos com professores, pais, Conselho Executivo, pessoal não docente e com a associação de alunos e, permitam-me destacar o encontro com os representantes dos alunos, que são o centro do sistema educativo e têm o direito a participar ativamente nas políticas educativas", adiantou a deputada socialista.
"Privilegiamos a proximidade com os diferentes intervenientes da comunidade educativa, por ser essencial para o conhecimento das situações a melhorar e do presenciar no terreno os projetos em que as escolas – que temos visitado - se envolvem e que contribuem para atingir a inclusão de novas práticas educativas e o sucesso de cada aluno", acrescentou.
Sónia Nicolau realçou, também, a implementação do projeto TOPA -Traz O Teu Aparelho -, uma iniciativa do Governo Regional dos Açores, em que a Escola Secundária das Laranjeiras é uma das escolas-piloto da Região: "Esta iniciativa tem como objetivo que cada aluno utilize o seu equipamento em sala de aula. Esta relação professor-equipamento-aluno potencia a articulação aluno-tecnologia de forma segura e ética. O TOPA é uma iniciativa inovadora da prática pedagógica e que posiciona as escolas dos Açores numa relação privilegiada com a inclusão digital".
"O sistema educativo regional, com este projeto, assim como outros na área da tecnologia, também desenvolvido por esta escola, tal como o GLOBE, em parceria com a NASA, associa-se às boas práticas internacionais referenciadas no “UNESCO ICT Competency Framework for Teachers”, suportada em três eixos: literacia tecnológica, desenvolvimento do conhecimento e a criação do conhecimento", sublinha a deputada.